quinta-feira, 23 de julho de 2015

Mesas-redondas, Minicursos e Workshops do II Copene Sul promovem formação para pesquisadores


Em seu terceiro dia, o evento continua sua programação nas salas da Universidade Federal do Paraná, em Curitiba, campus Reitoria. Durante a manhã, os onze minicursos oferecidos continuam a acontecer, assim como as mesa- redondas. 

Ambas as atividades propõem o debate cultural a respeito da construção da identidade negra, como o minicurso “Sofrimento Psíquico e Relações Raciais: Consequências e educação”, apresentado por Juliana Domiciano, que trata da importância de refletir sobre a discriminação racial e da relevância que o diálogo tem no engajamento e no fortalecimento do movimento negro. Já o minicurso “Feminismo, resistência política e estética das mulheres negras na Diáspora”, ministrado por Treyce Ellen Goulart, Ariana Cavalheiro e Marcio Caetano, coloca em debate a situação de exclusão da mulher negra da sociedade durante séculos e de sua luta constante em busca de espaço e voz no meio social.

O minicurso “Jogos Africanos – da lógica à diversidade cultural”, ministrado por Elenice Alves, tratou da metodologia de promover a cultura africana em conjunto com a lógica e a matemática. Seguindo o objetivo de trazer à tona a história da cultura negra, Valdenor dos Santos e Lisandra Pingo, que apresentaram o minicurso “Capoeira, Filha da Diáspora Africana no Brasil”, animaram os participantes com o estudo sobre a arte da capoeira, com demonstrações da dança ao final. O evento também contou com workshops que trataram sobre a escrita de textos acadêmicos e a metodologia de pesquisa quantitativa, que ocorrem simultaneamente aos minicursos. 

Por fim, a programação teve continuidade com as mesas-redondas, que debateram assuntos como a linguística e a literatura negra, a psicologia e as relações étnico-sociais no Brasil e juventude negra. Durante todo o evento, aconteceram também vendas de livros e artesanatos, assim como a oficina de turbantes. Os participantes puderam desfrutar de um coffee break fornecido pela organização do evento.

Redação: Fábrica de Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário