quinta-feira, 16 de julho de 2015

Em Curitiba, Ministra da Seppir faz conferência de abertura do II Copene Sul

O Congresso contará ainda com conferências de professoras doutoras das University of Califórnia, Los Angeles (UCLA); University of Buea (Buea -Camarões) e Universidade Federal de São Carlos (Ufscar)
 


Entre os dias 21 a 24 de julho acontece, em Curitiba, o II Congresso de Pesquisadores (as) Negros (as) da Região Sul – II Copene Sul, que será realizado na Universidade Federal do Paraná (UFPR),  Campus Reitoria. O tema do evento é “Saberes Negros do Sul do Brasil; Pensamento Afro-brasileiro; Pensamento Africano e da Diáspora”. A conferência de abertura, "Saberes Negros no Brasil", acontecerá na noite de 21 de julho (próxima terça-feira) e será realizada pela Ministra da Secretaria de Políticas de Promoção de Igualdade Racial (Seppir), Profª. Drª. Nilma Lino Gomes.

As conferências “Educação - significados e práticas na perspectiva de negros do sul”, com a Dr.ª Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva, representante do NEAB da Universidade Federal de São Carlos (Ufscar); e “A mudança de paradigma de concepções equivocadas sobre a 'improdutividade' da África para o status de liderança transformadora da África: Implicações para Pesquisa”, com a Dr.ª Therese M. S. Tchombe, professora da University of Buea – Camarões serão realizadas no dia 22 de julho. A última, intitulada “Os Benefícios Psicossociais e Desafios da Diversidade Racial em Escolas dos EUA”, será ministrada na quinta-feira (23), pela  Dr.ª Sandra Graham, professora da Universidade da Califórnia (UCLA).

O objetivo do II Copene Sul é promover o intercâmbio científico e tecnológico de pesquisadores (as) negros (as) e da temática negra da Região Sul do Brasil, com pesquisadores (as) de referência nacional e internacional, com os (as) detentores (as) de conhecimentos tradicionais e integrantes de movimentos sociais. A programação inclui ainda nove mesas-redondas, onze minicursos, seis workshops de pesquisa e, entre outros, 17 Grupos de Trabalho (GT's) voltados para o debate de pesquisas ligadas ao tema e à troca de conhecimento entre pesquisadores (as) negros (as) e não negros (as) de diferentes áreas do saber.

O evento é  realizado pelo Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da UFPR (NEAB/UFPR) e Associação Brasileira de Pesquisadores (as) Negros (as) (ABPN) e recebe o apoio do Ministério da Educação, de instituições ligadas à pesquisa, universidades do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul e de movimentos sociais negros paranaenses.

:: SERVIÇO
O que: II Congresso de Pesquisadores (as) Negros (as) da Região Sul – II Copene Sul
Data: 21 a 24 de julho de 2015
Local: Universidade Federal do Paraná (UFPR) - Campus Reitoria | R. General Carneiro, 460 (Edifício Dom Pedro I) | Centro | Curitiba | Paraná.

Nenhum comentário:

Postar um comentário