sexta-feira, 24 de julho de 2015

Conferência com Dr.ª Dora Lucia Bertulio e atividades culturais marcam o 3º dia do evento

Passeio Monitorado Linha Preta, Homenagem a Waltel Branco, Batalha da Cultura e Festa de encerramento foram as atrações culturais do dia


Durante a tarde do dia 23 vários pesquisadores apresentaram seus trabalhos nas salas do campus da Reitoria da UFPR, em Curitiba. Mais de 200 trabalhos foram selecionados para apresentação, sendo divididos em 17 Grupos de Trabalho (GT’S). As apresentações colocaram em pauta temas como políticas públicas, psicologia, literatura e saúde. 

Outros temas se mostraram presentes nos GT’S, como a educação infantil e a importância da questão racial ser discutida nas escolas. A religiosidade e a falta de espaço para o culto das religiões africanas devido à urbanização também foi debatida. Paralelo aos GT’S, ocorreu a Mostra de Cinema Negro, exibição de filmes produzidos na região sul, seguido de debate. O documentário da vez foi “Sob a Estrela de Salomão”, de Otavio Zucon, Geslline Braga, Janaina Moscal, Caroline Blum e Brenda Maria Oeiras Santos.

Logo em seguida iniciou-se a IV Conferência, no Teatro da Reitoria, com a Dra. Dora Lucia de Lima Bertúlio, que é Bacharel, Mestra, Doutora e Professora visitante de Harvard no curso de Direito. As pesquisas da Professora envolvem temas como o Direito Constitucional e Relações Raciais, a História do Direito e a Influência do Sistema Jurídico na perpetuação do racismo no Brasil. Na conferência, a Dra. Dora Lucia argumentou a respeito do mito da democracia racial e da miscigenação, além de discutir a respeito das origens do racismo e da segregação racial. Paralelo à conferência, ocorreu o “Passeio monitorado – Tour Linha Preta”, que levou os participantes para conhecerem os pontos que marcam o registro da presença afro-brasileira em Curitiba.

Houve também, no terceiro dia do evento, uma assembleia, que começou com relatos de representantes das reuniões que aconteceram, como o do representante da Juventude Negra, NEAB's, Federação das Comunidades dos Quilombolas do Paraná, Frente Negra e entre outras. O fim da assembleia foi marcado por sugestões de universidades para o próximo Copene Sul, que será realizado em 2017. Houve uma proposta única da UFSC e o local foi aprovado por todos com grande animação. Também foi deliberado a criação de uma Associação Latino-americana de Pesquisadores Negros(as)

Das 18h30 às 19h30, ocorreu novamente o lançamento de livros no Hall do Teatro Reitoria, e logo após, ocorreu a "Batalha da Cultura", que começou com um freestyle sobre maioridade penal, tema escolhido pela plateia e depois seguiu-se com outras músicas dos MC's do Rastafarimas. A programação continuou com uma homenagem musical a Walter Branco — maestro, compositor, arranjador, violinista, guitarrista, produtor, professor e especialista em trilhas para novelas e cinema. O dia 23 finalizou-se com uma divertida festa de encerramento, "Cadê Tereza?", em comemoração ao Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra. O evento começou às 22h, na Sociedade Operária Beneficente 13 de Maio, e foi animado pela DJ Babi Oeiras, que fez todos os participantes dançarem ao som da música negra de qualidade de variados ritmos.

Redação: Fábrica de Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário