quarta-feira, 3 de junho de 2015

Chamada do Prof. Dr. Paulo Vinicius Baptista da Silva para o II Copene Sul



O II Congresso de Pesquisadores (as) Negros (as) da Região Sul – II Copene Sul, que nesta edição traz o tema “Saberes Negros do Sul do Brasil; Pensamento Afro-brasileiro; Pensamento Africano e da Diáspora", será realizado de 21 a 24 de julho, em Curitiba, na Universidade Federal do Paraná (UFPR-Campus Reitoria). Organizado pelo Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da UFPR (NEAB/UFPR) e pela Associação Brasileira de Pesquisadores (as) Negros (as) (ABPN), o evento está com inscrições abertas para submissão de resumos até 10 de junho. Os textos completos poderão ser enviados entre 10 de junho e 15 de julho.

O objetivo do II Copene Sul, segundo o professor Dr. Paulo Vinicius Baptista da Silva, é promover o encontro de pesquisadores (as) negros (as) da região sul do Brasil e de outros países, visando criar um espaço de troca de saberes e conhecimentos negros - tradicionais e acadêmicos - produzidos em diferentes locais. “Teremos uma programação acadêmica, política e institucional da melhor qualidade, unindo pesquisadores/as da região sul do Brasil, da América Latina e de outros países da diáspora e da África"
, destaca o professor Paulo Vinicius da Silva, que divide com o professor Dr. Josafá Moreira da Cunha e a professora Dr.ª Lucimar Rosa Dias a responsabilidade de organizar o congresso em Curitiba.

Os workshops de pesquisa e outras atividades oferecidas serão oportunidades para fortalecer o intercâmbio acadêmico e debates com autores (as) internacionais e nacionais de diferentes perspectivas teórico-metodológicas, que dialogam sobre a temática. As reuniões organizativas de movimentos sociais negros, serão espaços para discussão de pautas específicas. Já os coordenadores dos NEAB’s da região sul também estarão reunidos no II Copene Sul com o objetivo de estabelecer ações futuras para a melhoria de trabalho dos pesquisadores(as) negros(as) da região sul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário