segunda-feira, 25 de maio de 2015

Para marcar o Dia da Africa, II Copene Sul homenageia a poeta moçambicana Noémia de Souza


 


Celebrado mundialmente em 25 de maio, o Dia da África é a data mais importante para unificar o continente. A data foi criada em 25 de maio de 1963, após uma reunião  entre chefes de Estado africanos, ocorrida em Adis Abeba, capital da Etiópia. O encontro foi marcado para discutir a unificação de suas lutas pela independência do domínio colonial, bem como promover a emancipação do povo africano.  A partir disso  foi fundada a Organização da Unidade Africana (OUA), atual União Africana, entidade que reúne 54 dos 55 países africanos.  E após quase dez anos, a  Organização das Nações Unidas (ONU) reconheceu a importância do evento e instituiu , em 1972, a data como Dia da África.

Para homenagear a data, a Comissão de Comunicação do II Copene Sul Curitiba traz aos congressistas o poema de Noémia de Souza, que nasceu em  Moçambique(1926) e faleceu em Portugal, em 2002.  Em  pesquisa informal na internet, descobre-se que Noêmia também foi  jornalista de agências de notícias internacionais e  viajou por toda a África durante as lutas pela independência de vários países.  Seu livro, Sangue Negro, foi publicado em 2001.

O autor do livro “Do alheio ao próprio: a poesia em Moçambique”, Manuel de Souza e Silva, faz a seguinte observação sobre a poetisa: “A  palavra de Noémia de Souza traz a marca fundamental da grande poesia: a capacidade de se opor à violência, `a  opressão e  à desumanização. Esta qualidade, cordão empático entre a poesia e seu real destino, o homem – consubstancia-se nela e , nela, revela-se consciência do humano em seu pulsar dolorido. Poesia marcada pelo engajamento no humano vivo, o que transforma em poderoso instrumento de denuncia – poesia solidária em sua nervosa dilaceração . A percepção individual, verdadeira revelação , do circundante amplo – África – significa o rompimento com a alienação”(SOUZA E SILVA,1996, P.60).

Referência: SOUZA E SILVA, Manoel de. Do alheio ao próprio: a poesia em Moçambique. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo; Goiânia: Editora da UFG, 1996.

Nenhum comentário:

Postar um comentário