terça-feira, 12 de maio de 2015

II Congresso de Pesquisadores(as) Negros(as) da Região Sul está com inscrições abertas

Estão abertas as inscrições para o II Congresso de Pesquisadores (as) Negros (as) da Região Sul – II Copene Sul -, que será realizado entre os dias 21 a 24 de julho, na Universidade Federal do Paraná (UFPR), em Curitiba (PR). Os interessados em submeter propostas de trabalho para o evento podem se inscrever até 10 de junho no site do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da UFPR (Neab/UFPR) /II Copene Sul: www.neab.ufpr.br.

O tema do II Copene Sul é “Saberes negros do Sul do Brasil; Pensamento afro-brasileiro; Pensamento Africano e da Diáspora”. Segundo os organizadores, a escolha do tema revela a intenção de concentrar no evento o conhecimento produzido pelos (as) pesquisadores (as) negros (as) vinculados (as) à Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN) e aos Núcleos de Estudos Afro-brasileiros (NEAB’s) – em intenso diálogo com o conhecimento produzido pela intelectualidade negra brasileira e da diáspora – e pelos movimentos sociais negros, comunidades quilombolas, religiosidades de matriz africana (comunidades de terreiro) e comunidades tradicionais. Além de ampliar a formação dos (as) pesquisadores (as) negros (as) em processo de doutoramento, mestrado e iniciação científica em diferentes áreas do conhecimento.

O congresso visa aprimorar e aprofundar o debate sobre as questões desenvolvidas pelos/as pesquisadores/as da região sul, por meio de intercâmbio acadêmico e debates com autores/as internacionais e nacionais de diferentes perspectivas teórico-metodológicas que dialogam sobre a temática. Também objetiva promover o reconhecimento e o diálogo sobre os saberes locais, dos saberes emergentes e saberes emancipatórios.

O II Copene Sul pretende, ainda, se transformar em uma via de formação continuada de professores das redes públicas de educação básica para o cumprimento dos Artigos 26A e 79B da LDB (Leis 10.639 e 11.645), que tornam obrigatório o ensino de história e cultura africana e afro-brasileira nas redes de ensino, assim como dialogar com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais. Os (as) docentes poderão participar de conferências, mesas-redondas, sessões de apresentação de trabalhos, minicursos, oficinas e programação cultural.

A primeira edição do Copene Sul foi realizada em 2013, na cidade de Pelotas (RS). Em Curitiba, o II Copene Sul é uma realização do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da Universidade Federal do Paraná (Neab/UFPR) e Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN) e recebe o apoio da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Instituto Federal do Paraná (IFPR), Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional (PROGRAD/UFPR), Coordenação de Estudos e Pesquisas Inovadoras na Graduação (CEPIGRAD- UFPR), dentre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário